10 marchinhas para o carnaval 2014

By

janeiro 15, 2014CarnavalSem comentários

O carnaval é uma data de alegria e descontração. As pessoas cantam, dançam, pulam, paqueram e vivem intensamente o clima da folia. Uma das coisas que não podem faltar na comemoração é a marchinha de carnaval.

10 marchinhas para o carnaval 2014 10 marchinhas para o carnaval 2014

O carnaval é época de marchinhas. (Foto: Divulgação)

A marchinha de carnaval é um gênero de música popular que predominou no Brasil principalmente nos anos 20. As canções animadas e tradicionais ainda embalam os blocos carnavalescos ou divertem as matinês.

Quando começaram a ser compostas, as marchinhas de carnaval eram calmas e bucólicas. Com o tempo elas se tornaram mais agitadas e passaram a reconhecer o verdadeiro espírito carnavalesco.

TOP 10: marchinhas de carnaval

Confira a seguir as 10 melhores marchinhas de carnaval:

1ª marcha: Ó abre alas
“Ó abre alas” se destaca como a primeira marcha de carnaval, composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga. A música foi feita especialmente para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

Trecho: Ó abre alas/ Que eu quero passar/ Ó abre alas/ Que eu quero passar/ Eu sou Lira/ Não posso negar/ Eu sou Lira.

2ª marcha: Mamãe Eu Quero 
“Mamãe eu Quero” é uma marchinha criada por Jararaca e Vicente Paiva em 1937. A música se tornou a queridinha do carnaval ao ser regravada por Carmen Miranda, em 1941.

Trecho: Mamãe eu quero / Mamãe eu quero / Mamãe eu quero mamar / Dá a chupeta / Dá a chupeta / Dá a chupeta / Dá a chupeta pro bebê não chorar.

3ª marcha: Me Dá Um Dinheiro Aí
Em 1959, Ivan, Homero e Glauco Ferreira se uniram para criar a marcha carnavalesca “Me dá Um Dinheiro Aí”. A música se tornou um verdadeiro lema do carnaval ao ser interpretada por Moacir Franco.

Trecho: Ei, você aí / Me dá um dinheiro aí / Me dá um dinheiro aí.

10 marchinhas para o carnaval 2014 2 10 marchinhas para o carnaval 2014

A dupla Manoel Ferreira e Ruth Amaral com Sílvio Santos. (Foto: Divulgação)

4ª marcha: A Pipa do Vovô
“A Pipa do Vovô” é uma marcha composta por Manoel Ferreira e Ruth Amaral, uma das mais populares e bem-sucedidas duplas de compositores carnavalescos.

Trecho: A pipa do vovô não sobe mais/ A pipa do vovô não sobe mais/ Apesar de fazer muita força, O vovô foi passado pra trás.

5ª marcha: Cachaça não é água
“Cachaça não é água” se destaca como outra marchinha que caiu no gosto dos brasileiros. Ela tem uma letra divertida e ritmo agradável.

Trecho: Você pensa que cachaça é água/ Cachaça não é água não/ Cachaça vem do alambique/ E água vem do ribeirão.

6ª marcha: Cabeleira do Zezé
É impossível falar de marchinhas de carnaval sem se lembrar de “Cabeleira do Zezé”. A marcha fez sucesso na voz de Jorge Goulart.

Trecho: Olha a cabeleira do zezé/ Será que ele é?/ Será que ele é?

7ª marcha: Allah-La Ô
A marchinha foi composta pela dupla Haroldo Lobo e Nássara há muitos anos, mas continua embalando s festas de carnaval.

Trecho: Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô/ Mas que calor, ô ô ô ô ô ô/ Atravessamos o deserto do Saara/ O sol estava quente/ Queimou a nossa cara.

8ª marcha: Maria Sapatão
Na década de 50, João Roberto Kelly compôs uma marchinha carnavalesca chamada “Maria Sapatão”. A música se tornou popular na voz do saudoso Chacrinha.

Trecho: Maria Sapatão, Sapatão, Sapatão / De dia é Maria / De noite é João.

10 marchinhas para o carnaval 2014 1 10 marchinhas para o carnaval 2014

As marchas embalam os blocos de carnaval. (Foto: Divulgação)

9ª marcha: Chiquita Bacana
No final da década de 40, Alberto Ribeiro e João de Barro escreveram “Chiquita Bacana”. A marchinha embalou muitas gerações no carnaval.

Trecho: Chiquita Bacana lá da Martinica / Se veste com uma casca de banana nanica.

10ª marcha: Saca Rolha
Em 1954, o casal Zé da Zilda e Zilda do Zé se tornaram autores da marchinha Saca Rolha. A melodia carnavalesca ganhou vários prêmios.

Trecho: As águas vão rolar / Garrafa cheia eu não quero ver sobrar / Eu passo a mão na saca, saca, saca-rolha / E bebo até me afogar.

Leave a Reply