Alistamento Militar 2014: Inscrição, Dicas

By

janeiro 9, 2014ServiçosSem comentários

O Alistamento Militar é algo obrigatório para todo brasileiro do sexo masculino ao completar 18 anos de idade. A experiência no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica proporciona disciplina, respeito e responsabilidade.

alistamento militar 2014 inscricao dicas 2 Alistamento Militar 2014: Inscrição, Dicas

O alistamento é obrigatório para rapazes com 18 anos. (Foto: Divulgação)

O serviço militar é uma obrigatoriedade no Brasil desde 1908. A princípio, o recrutamento dos rapazes era realizado através de sorteio, mas com o tempo o processo de seleção foi modificado.

Durante o serviço militar, os jovens passam por uma formação militar básica e podem até se especializar em uma determinada área. Existe a possibilidade de trabalhar no setor de armamentos e na manutenção de equipamentos.

Inscrições para alistamento Militar 2014

A primeira etapa da seleção de jovens consiste no alistamento, que acontece todos os anos entre os meses de janeiro e abril. Os inscritos recebem um certificado e também conhecem a data em que devem se apresentar na triagem. A seleção, por sua vez, é realizada entre julho e outubro.

Depois de se alistar no serviço militar, muitos jovens pedem dispensa de forma aleatória para obter o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

alistamento militar 2014 inscricao dicas 1 Alistamento Militar 2014: Inscrição, Dicas

Os jovens devem se alistar entre os meses de janeiro e abril. (Foto: Divulgação)

Quem continua na seleção do serviço militar, por sua vez, passa por exames físicos, culturais, psicológicos e morais. Com base nos resultados, alguns jovens são liberados graças ao excesso de contingente.

Dicas para o alistamento militar

Confira a seguir algumas dicas sobre alistamento militar:

• Para escolher os jovens do alistamento, o Exército costuma considerar a capacidade física e mental, além das condições de saúde.

• Os testes práticos, que medem a habilidade técnica, são fundamentais no recrutamento.

• Existe a possibilidade de adiar o ingresso no Serviço Militar, desde que o jovem frequente alguma faculdade relacionada à Saúde, como Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária.  O alistamento só acontecerá, então, após a conclusão do curso.

• São dispensados do serviço militar os jovens que apresentam algum problema de saúde, como deficiência física, doença crônica e distúrbios psicológicos.

• Os jovens que são pais ou responsáveis pelo sustento da família também podem pedir dispensa.

alistamento militar 2014 inscricao dicas Alistamento Militar 2014: Inscrição, Dicas

Em algumas situações, é possível pedir dispensa. (Foto: Divulgação)

• Quem não se alista dentro do prazo estabelecido fica em débito com o Serviço Militar, além do que está sujeito ao pagamento de uma multa. O jovem que não cumpre as obrigações militares também não pode participar de concursos públicos.

• Aqueles que são convocados para o serviço militar e não comparecem cometem um crime, estando sujeito à reclusão de seis meses a dois anos.

• No Tiro de Guerra, por exemplo, o jovem realiza atividades por 6 a 10 meses.

Leave a Reply