Alistamento militar feminino 2014: Como fazer

By

janeiro 12, 2014Serviços6 Comentários

Na vida o homem, o alistamento militar é uma obrigatoriedade. No entanto, para a mulher, o ingresso no Exército, Marinha ou Aeronáutica é algo facultativo.

alistamento militar feminino 2014 como fazer 1 Alistamento militar feminino 2014: Como fazer

As mulheres podem se alistar no serviço militar como voluntárias. (Foto: Divulgação)

Mulheres no serviço militar

Muitas mulheres lutam para romper preconceitos e seguir a carreira militar. Através do serviço, elas adquirem disciplina, responsabilidade e compromisso com as atividades que realizam. A experiência do militarismo também garante mais valorização dentro da sociedade.

O serviço militar feminino foi regulamentado em 1996. As mulheres que são convocadas permanecem no quartel por um ano e realizam diversas atividades, como treinamentos físicos.

No caso do Exército Brasileiro, as mulheres podem ingressar tranquilamente, desde que haja vagas. A prestação de serviço é permitida se for voluntária e seguir os critérios de convivência da Força Armada.

Quando opta pela carreira militar, a mulher pode desempenhar diversas funções. Ela tem condições de trabalhar em Quartéis-Generais, Organizações Militares de Saúde, Estabelecimentos de Ensino e órgãos de assessoria do Exército.

alistamento militar feminino 2014 como fazer Alistamento militar feminino 2014: Como fazer

A educação é uma das áreas possíveis para atuar. (Foto: Divulgação)

A partir dos 18 anos de idade, a mulher pode se tornar uma recruta voluntária. Ela normalmente é encarregada de trabalhar em áreas de ensino, saúde, administração, comunicação e direito. As recrutas também podem  atuar em combates e aprender a lidar com armas de fogo.

Como fazer alistamento militar feminino?

Para se alistar no serviço militar, a mulher precisa apresentar os mesmos documentos que o homem, ou seja, RG, certidão de nascimento, comprovante de residência, duas fotos recentes 3X4 e certidão de naturalização (no caso de mulheres naturalizadas).

As mulheres que se alistam no serviço militar também passam por uma seleção. Neste processo, vários critérios são levados em conta, como a capacidade física e intelectual.

O alistamento militar, tanto para homens como para mulheres, acontece anualmente entre 1º de janeiro e 30 de abril. A inscrição deve ser feita na Junta de Serviço Militar (JSM) da cidade.

alistamento militar feminino 2014 como fazer 2 Alistamento militar feminino 2014: Como fazer

Para se alistar, é necessário ir a Junta de Serviço Militar da cidade. (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre a carreira militar

A carreira militar oferece muitas possibilidades de acesso e evolução. Também existem diferentes academias que requerem formação específica, como Medicina, Enfermagem, Contabilidade, Administração e Medicina Veterinária e Engenharia.

A mulher pode enfrentar algumas restrições ao optar pela carreira militar, que são impostas por idade e natureza da formação. Em muitos casos, ela não é aceita no Exército, Aeronáutica ou Marinha porque está grávida.

6 Comentários to “Alistamento militar feminino 2014: Como fazer”
  1. vanessa cristina novinski

    tenho 16 anos gostaria de servir exercito mas nao sei como faco isso ….

  2. Como faço para se alistar no exercito fui na junta militar mais nao consegui o que eu faço?

  3. raquel fernandes

    tenho 17 nos e quero me alistar na marinha como faço isso?

  4. juliana tayna

    fui na junta militar mais so e obrigatorio para homens, como faço para entrar? tenho 17 anos..

  5. ingrid

    boa noite…
    quero mt entrar e tenho 17 anos mais faço 18 no dia 21/06 posso me alistar ja? e como faço para me alistar?

  6. Leticia Fernanda Person

    Meu nome é Leticia e meu sonho é servir a junta militar tenho 18 anos posso fazer isso por qlistamento?

Leave a Reply