Chia ou Linhaça: O que é melhor consumir?

By

setembro 6, 2013SaúdeSem comentários

Chia ou Linhaça: Qual a diferença?

A linhaça foi a primeira a aparecer como novo alimento com propriedades que fazem bem à saúde e ainda ajudam a eliminar peso. A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, minerais, vitamina e bastante fibras, além de conter uma substância chamada lignana, que pode atuar na na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

c1 Chia ou Linhaça: O que é melhor consumir?

A chia e a linhaça tem diversos benefícios, mas qual será a ideal para o seu consumo?

A semente de chia possui boa quantidade de ômega-3, fibras, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. Devido a essas propriedades, a chia contribui para a saúde na redução do colesterol, controle da glicemia, boa formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhoria geral da imunidade do organismo. 1 colher de sopa de semente de chia tem aproximadamente 55 calorias, 6,2 de fibras, 2,9 g de ômega 3 e 0,86g de ômega 6.

Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras preparações.

Para quem quer emagrecer, elas podem ajudar com relação a saciedade, ajudando no controle da fome, devido as fibras presentes e também no bom funcionamento do intestino, por isso são ótimas aliadas no processo de eliminação de peso.

 Chia ou Linhaça: O que é melhor consumir?

linhaca Chia ou Linhaça: O que é melhor consumir?

Quando moída ou quebrada, a linhaça pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura

A linhaça e a chia são ambas ricas em nutrientes importantes. A linhaça vence algumas disputas como:

  • Preço
  • Disponibilidade
  • Efeitos positivos para as mulheres que enfrentam os sintomas da menopausa

A Chia vence em algumas outras comparações como:

  • Possui mais níveis de minerais importantes (cálcio, manganês e fósforo)
  • Campeã nos níveis de antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo.
  • Mais recomendada para as mulheres em idade fértil e com sintomas no ciclo menstrual
  • Tem a durabilidade maior que a linhaça
  • Tem melhor digestibilidade pois não tem casca dura como a linhaça

 Como consumir a linhaça

c3 Chia ou Linhaça: O que é melhor consumir?

Há dois tipos de linhaça: marrom e dourada. A marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada, em regiões frias.

Para absorver todos os nutrientes, deve ser consumida triturada. Como os ômegas se oxidam facilmente, depois de triturada, a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob-refrigeração por até três dias. A dica é usá-la em saladas, sucos, frutas no iogurte, sopas, preparo de pães, biscoitos, bolos ou no prato de comida.

Como consumir a chia

Você pode ingerir a chia em saladas, sucos, frutas no iogurte, sopas, preparo de pães, biscoitos, bolos ou no prato de comida. A quantidade recomendada é de uma a duas colheres de sopa ao dia.

Leave a Reply