Consulta INSS, extratos de pagamentos e benefícios

Consulta INSS, benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o caixa da Previdência Social, responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros com exceção dos servidores públicos. Além da aposentadoria por tempo de contribuição, a Previdência Social garante aposentadoria por idade e invalidez; pensão por morte; auxílios doença, acidente e doença por acidente de trabalho; salário- maternidade e família, reabilitação profissional e 13º salário.

i1 Consulta INSS, extratos de pagamentos e benefícios

O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria dos brasileiros

A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

A contribuição é tanto do empregado quanto do empregador. Para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, é necessário ter contribuído por um período mínimo de tempo para a Previdência. No caso das mulheres, são exigidos 30 anos de contribuição. Para os homens, a Previdência exige 35 anos de contribuição.

i2 Consulta INSS, extratos de pagamentos e benefícios

Para os trabalhadores rurais, o benefício é concedido aos 60 anos de idade (homem) 55 anos de idade (mulher) com tempo de contribuição igual ao dos demais trabalhadores.

 

Também é possível se aposentar antes de completar o número mínimo de contribuições exigidas pela Previdência. Nesse caso, o benefício será proporcional. Para ter direito à aposentadoria proporcional é necessário cumprir as exigências de tempo de contribuição e idade mínima. No caso das mulheres, são 25 anos de contribuição e idade mínima de 48 anos. Para os homens, a Previdência exige 30 anos de contribuição e idade mínima de 53 anos.

 

Consulta INSS, extratos de pagamento

Para verificar o seu extrato de pagamentos do INSS, basta acessar essa página do site da Previdência Social e preencher os dados corretamente.

Os dados são os seguintes:

• número do benefício a ser consultado;
• data de nascimento do beneficiário;
• nome e CPF do beneficiário.

Para concluir a consulta ao extrato de pagamentos do INSS, basta escrever no campo indicado as letras de confirmação.

Além de poder fazer a consulta do extrato do INSS online pela internet no site da Previdência Social, o contribuinte pode fazer isso através do número 135, a ligação é totalmente gratuita.

Dar acesso a consulta ao extrato do INSS é a forma que o Governo encontrou de deixar as coisas mais claras e simples para que os contribuintes não precisem ir até uma agência para fazer esta consulta. Diminuindo assim o número de filas nas agências da Previdência Social.

i3 Consulta INSS, extratos de pagamentos e benefícios

Consulte o site e tire suas dúvidas sobre sua situação quanto ao INSS

Para fazer a consulta acesse a página www.dataprev.gov.br

Se você tiver outras dúvidas sobre o INSS:

• Acesse o site oficial da Previdência Social;
• Ligue para a Central de Atendimento do INSS, no fone 135 (de segunda a sábado, das 7 às 22 horas);
• Compareça à agência do INSS da sua cidade.

Leave a Reply