O INSS conta com um serviço de consulta online. (Foto: Divulgação)

INSS Dataprev 2014: Extratos de pagamentos

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável por receber as contribuições da Previdência. Cabe a esta autarquia do Governo Federal do Brasil realizar o pagamento da aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte entre outros benefícios previdenciários.

O INSS conta com um serviço de consulta online. (Foto: Divulgação)

O INSS conta com um serviço de consulta online. (Foto: Divulgação)

O INSS atende a população juntamente com o DATAPREV, uma empresa de tecnologia que cuida da gestão da base de dados.

Além do extrato de pagamento, o contribuinte ou aposentado também conta com um link para consultar os extratos de contribuições.

O extrato gerado pelo DATAPREV, também chamado de demonstrativo de crédito de benefício, pode ser usado como uma prova de renda em diferentes situações, como para conseguir gratuidade em passagens de ônibus.

O DATAPREV gera o demonstrativo de crédito de benefício. (Foto: Divulgação)

O DATAPREV gera o demonstrativo de crédito de benefício. (Foto: Divulgação)

Além da internet, há outras formas de conseguir ter acesso aos extratos do INSS. O contribuinte ou aposentado pode entrar em contato com a central de atendimento pelo número 135. A ligação é gratuita e os atendentes estão disponíveis das 7 horas às 22 horas.

O extrato de pagamento do INSS pode ser impresso nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Consulta online aos extratos INSS

O DATAPREV torna mais simples e prática a vida do contribuinte do INSS. Uma das principais vantagens do sistema consiste em oferecer serviços de consultas online.

Confira a seguir instruções para consultar os extratos de pagamento do INSS:

1. Acesse o site do DATAPREV.

2. Preencha as informações solicitadas na página para processar a consulta, como número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.

3. Por fim, é necessário digitar no campo em branco a sequência de caracteres da imagem. Clique no botão visualizar para ter acesso aos extratos de pagamento.

Página de consulta DATAPREV. (Foto: Divulgação)

Página de consulta DATAPREV. (Foto: Divulgação)

Outros serviços online do DATAPREV

O INSS oferece vários serviços online através do DATAPREV. Desta forma, os contribuintes e aposentados não precisam se deslocar até uma Agência da Previdência Social para obter as informações que necessitam.

Entre os serviços mais acessados, vale ressaltar requerimento de auxílio doença, requerimento de pensão por morte, agendamento eletrônico para atendimento em uma agência, remarcação de perícias, consulta à situação do benefício, revisão do benefício previdenciário, simulação de contagem de tempo de contribuição, acerto de recolhimento, entre outros.

Todos os serviços DATAPREV podem ser acessados com mais facilidade na Agência Previdenciária (e-APS).

4 ideias sobre “INSS Dataprev 2014: Extratos de pagamentos

  1. Debora Muniz

    estou muito triste e revoltada com os peritos do inss ,passei duas vezes pelo mesmo perito e ele me negou o beneficio,mesmo com todos os laudos constando a minha incapacidade laborativa sou automono,nao tenho outra renda como vou fazer para me sustentar? ele falou que tem algo errado .conta que estou de beneficio des de 2003,sendo que a primeira vez que eu fiz requerimento foi em 15 de julho 2013 se a erro com o meu nome por que eles não resolve logo isso,estou sendo prejudicada não sei o que fazer!!! aguardo resposta.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *