Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 – Inscrições

By

março 28, 2014EducaçãoSem comentários

A matemática é uma disciplina amada ou odiada, não tem meio termo. E, para quem gosta muito de fazer cálculos, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma ótima oportunidade de se destacar e conseguir mérito.

Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 – Inscrições Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 – Inscrições

A Olimpíada dá prêmios aos participantes com melhor desempenho. (Foto: Divulgação)

A Olimpíada Brasileira de Matemática chega a sua 36ª edição neste ano de 2014. A iniciativa tem como objetivo melhorar o ensino dos conhecimentos matemáticos, descobrir novos talentos na área e selecionar os melhores estudantes para representar o Brasil em competições internacionais.

A OBM aplica as suas provas de acordo com a escolaridade dos participantes. Os níveis da competição são:

– Nível 1: do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;

– Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;

– Nível 3: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio;

– Nível 4: universitários

Como se inscrever na OBM 2014?

 Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 – Inscrições

As instituições devem se inscrever até o dia 9 de maio. (Foto: Divulgação)

As inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 permanecem abertas de 24 de março a 9 de maio. As instituições públicas e privadas de ensino devem preencher uma ficha online de cadastro para aplicar a prova aos seus alunos. Também é necessário nomear um professor representante.

O cadastro na OBM 2014 está disponível no site www.obm.org.br. A inscrição é totalmente gratuita.

Provas OBM 2014

Em sua 1ª fase, a Olímpiada Brasileira de Matemática aposta em uma prova formada por 20 ou 25 questões de múltipla-escolha. A 2ª fase, por sua vez, é uma prova mista, com questões objetivas e dissertativas. Os alunos que apresentarem o melhor desempenho são convocados para a 3ª fase, que será realizada em dois dias, com questões matemáticas ainda mais complexas.

Confira a seguir as datas das provas OBM 2014:

– 1ª fase: 3 de junho

– 2ª fase: 6 de setembro

– 3ª fase: 25 e 26 de outubro

Sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática foi criada em 1979, sendo organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática. Com o passar do tempo, a competição passou por várias mudanças no seu formato, mas sempre manteve a ideia de estimular o aprendizado dos conhecimentos matemáticos entre os alunos.

Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 – Inscrições 3 Olimpíada Brasileira de Matemática 2014 – Inscrições

Em 2013, 200 mil estudantes participaram da competição. (Foto: Divulgação)

Os alunos que se destacam na competição nacional de matemática ganham medalhas de ouro, bronze e prata. Eles também participam de um processo de seleção que visa convocar estudantes para competir nas disputas internacionais, como a Olimpíada Iberoamericana e a Olimpíada Internacional de Matemática.

Em 2013, a Olimpíada Brasileira de Matemática movimentou 200 mil estudantes. Tudo indica que a edição de 2014 também será um grande sucesso.

Leave a Reply